Publicações /
Cartilhas

27/01/2022

Apostila de Defensivos Naturais




O Bom manejo da horta e prevenção de pragas
Em agricultura orgânica, o que se busca é o estabelecimento do equilíbrio ecológico e a prevenção de problemas fitossanitários. Através do emprego de técnicas permitindo uma interação harmoniosa no agroecossistema, se pode reduzir a manifestação de pragas e doenças. Por isso é importante lembrar dos diferentes fatores de produção que interferem com a incidência de pragas e doenças :


???? Manejo correto do solo e adubação orgânica, com fornecimento equilibrado de nutrientes para as plantas;
???? Manejo da água e da umidade (irrigação bem feita e drenagem se for preciso, no caso de solo que tem facilidade de encharcar);
???? Uso de rotação e consorciação de culturas;
???? Diversificação e equilíbrio ecológico ;
???? Respeito do espaçamento e da época certa de plantio;
???? Uso de quebra ventos/ou ao contrario aeração do ambiente;
???? Limpeza manual das plantas doentes e eliminação dos restos culturais;
???? Manejo correto das ervas nativas;
???? Eliminação de hospedeiros;
???? Armadilhas luminosas;
???? A escolha de espécies e variedades resistentes;
2/ Receitas de defensivos naturais


Mesmo com boas praticas de manejo da horta, pode ter ataques de insetos ou doenças na plantação. Muitos produtores usam os agrotóxicos para prevenir e combater estes ataques. Estes produtos são perigosos, tanto para a saúde do produtor e do consumidor, quanto para a Natureza. Eles matam não só as pragas, mas também as minhocas e os insetos bons. Alem disso, os agrotóxicos são caros!
Existem defensivos naturais que também combatem as pragas e doenças sem prejudicar a ninguém. Mas é importante lembrar ainda que até os defensivos naturais devem ser aplicados sempre na quantidade e freqüência certa e somente quando necessário.
Se encontra um monte de receitas usando defensivos naturais, com vários modos de usar e varias concentrações; se for a primeira vez que se usa uma receita é melhor testá-la numa parte só da horta para comprovar a eficácia da dosagem sem correr risco de queimar as hortaliças.
Por fim sempre lembre que mesmo não sendo agrotóxicos, defensivos naturais são de produtos ativos e tem que deixar pelo menos dois dias passar depois da aplicação para poder colher as hortaliças.



Clique no link abaixo para abrir o arquivo:
Apostila_Defensivos_Naturais_cecor_1.pdf

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais