Publicações /
Cartilhas

09/04/2013

JUVENTUDE SEMEADORA - PROTAGONISMO JUVENIL RURAL NA REVITALIZAÇÃO DO RIACHO OLHO D'ÁGUA






Esta cartilha “JUVENTUDE SEMEADORA - Protagonismo Juvenil Rural na Revitalização  do Riacho Olho d´Água" apresenta a experiência dos jovens rurais na revitalização do Riacho Olho d’Água a partir de ações desenvolvidas nas comunidades São Domingos, Baixa das Flores, Caldeirão dos Barros, Olho d'Água e Santa Clara, município de Santa Cruz da Baixa Verde, com o intuído de promover o desenvolvimento local e o fortalecimento comunitário voltado para essa microbacia.

Muito mais do que um registro, a cartilha sistematiza um conjunto de ações desenvolvidas através da sensibilização da população local, da promoção do manejo sustentável, dos recursos naturais e da educação ambiental nessas comunidades. O saldo do resultado dessa experiência é o empoderamento do protagonismo dos jovens nas iniciativas de participação comunitária. Esses frutos colhidos foram graças ao projeto “Brotinhos do Riacho Olho d'Água” realizado pelo Cecor (Centro de Educação Comunitária Rural) com os parceiros BrazilFoudation e Instituto C&A. 

Nas próximas páginas estarão uma contextualização das primeiras ações e história do Riacho Olho d´Água, as metodologias e dinâmicas das iniciativas e os resultados dessa experiência, como a formação de jovens lideranças comunitárias, o desenvolvimento de uma proposta de educação ambiental, com base no resgate dos saberes tradicionais ambientais e na valorização do patrimônio natural e cultural comunitário. E ainda as propostas aplicadas de instalação de viveiros comunitários para produção de mudas nativas e recuperação da mata ciliar do Riacho, além da oferta de oportunidade na geração de renda para os jovens envolvidos no Projeto. Um ótimo aprendizado e uma prazerosa leitura!!!

 

 Acesse a Cartilha em PDF:

https://www.cecor.org.br/imagens/cartilhas/Cartilha___Final_1.pdf


« Voltar