Início /
Notícias

25/03/2024

Concluída implantação de estruturas para cultivo de hortas no Quilombo Catolé






Atuando em sintonia com as famílias acompanhadas pelo Projeto Quilombo Sustentável, a equipe técnica do Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR finalizou a implantação das estruturas para o cultivo de hortas no Quilombo Catolé, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Para o coordenador do projeto pelo CECOR, Carlos André de Souza, essa foi uma etapa estratégica para o andamento do projeto. “Concluímos mais uma etapa fundamental do projeto Quilombo Sustentável, que é a implantação das estruturas para que as famílias possam cultivar suas hortas, garantindo segurança alimentar e nutricional, além da possibilidade de um incremento à renda das famílias, através da comercialização de determinados produtos. A partir de agora, vamos acompanhar o plantio dos canteiros e iniciar a implantação dos sistemas agroflorestais nas propriedades das famílias acompanhadas pelo projeto do ISPN Brasil executado pelo CECOR”, detalhou Carlos André.

O Projeto Quilombo Sustentável é executado pelo CECOR e apoiado pelo Fundo PPP-ECOS do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente. 

O PROJETO

Em Serra Talhada, o Projeto Quilombo Sustentável atua na implantação de sistemas de produção agroecológicos, compostos por uma área cercada com tela e coberta com sombrite, uma horta, plantio de mudas de diversas espécies frutíferas e um sistema de irrigação. Além disso, as famílias passam por capacitações e participam de todo o processo de implantação dos sistemas, com acompanhamento da equipe técnica do CECOR, que conta com o apoio da Associação do Quilombo Catolé, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e UFRPE-UAST.

O projeto prevê a implantação de sistemas agroecológicos, capacitação sobre criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura), oficinas sobre controle natural de pragas, produção de sementes e mudas, educação ambiental e divisão justa do trabalho, além de intercâmbios de experiências. Outro objetivo é o incentivo para a implantação de uma feira agroecológica para a comercialização dos alimentos produzidos pelas famílias da comunidade quilombola.



2ffeb171-afbe-4397-b813-f0f5bbc4a949.jfif

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais