Início /
Notícias

28/02/2024

Famílias recebem capacitação sobre implantação de sistemas agroecológicos em Serra Talhada












Iniciado no segundo semestre de 2023 pelo Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR na comunidade quilombola Catolé, município de Serra Talhada, o Projeto Quilombo Sustentável vem proporcionando uma série de capacitações sobre sistemas agroecológicos ou agroflorestais para as famílias da localidade.

Nas atividades as famílias têm a oportunidade de conhecer na prática e na teoria todas as etapas necessárias para a implantação de uma área de agrofloresta, que consiste num sistema ancestral de uso da terra de forma sustentável, combinando o cultivo de árvores (frutíferas ou madeireiras) com cultivos agrícolas e criação de animais.

“O objetivo é mostrar na teoria e na prática todas as etapas necessárias para implantar uma área agroflorestal, ocasião em que as famílias recebem toda a explicação do conteúdo, exemplos práticos e na sequencia participam da implantação do sistema na área de uma das famílias participantes do projeto”, explica Gorete Nunes Barbosa, assessora técnica do CECOR.

“A maioria das pessoas não conhecia muito sobre sistemas agroflorestais, apesar de algumas já praticarem, mas não sabiam a definição. Sendo assim, demonstraram muito interesse e curiosidade no sistema e participaram atentamente das atividades. A área de Dona Lindinalva e Seu Manoel servirá de modelo para as demais famílias”, completou Gorete fazendo referência à primeira capacitação do projeto realizada ainda no último mês de outubro no Quilombo Catolé, com a participação de 33 agricultoras/es.

O Projeto Quilombo Sustentável é desenvolvido pelo CECOR com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente – GEF e acompanhamento da Casa da Mulher do Nordeste – CMN.


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais