Início /
Notícias

27/08/2015

Jovens de Flores apostam na formação como base transformadora








Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor

“A mulher não precisa ser apenas dona de casa ou mãe de família. A mulher tem capacidade em assumir toda e qualquer atividade, inclusive a de lutar diariamente contra o preconceito de que a mulher é frágil. Somos fortes e nesse curso estamos mostrando que podemos construir uma cisterna com nossas próprias mãos. Estamos caminhando para uma independência travada pelo coronelismo que impera, principalmente no nordeste, através da educação. Este curso é uma porta de entrada para novas oportunidades de aprendizado que nos inspira a buscar mais conhecimentos na área de manejo de água. Aprender a construir uma cisterna é muito importante para quem vive no semiárido e sabe o quanto é difícil armazenar água”, declarou Katy Rafaela Borges de Lima, da Comunidade Mata Lotagem, município de Flores.  

A jovem Katy, de 25 anos, faz parte da turma do IV módulo de Formação em Captação e Manejo de águas do Projeto Escola das Águas que aconteceu na Comunidade Estreito, de 22 a 29 de agosto, em Flores.  Assim como ela, 23 educandos/as de comunidades circunvizinhas, colocaram a mão na massa e foram construir uma cisterna calçadão de 52 mil litros  que assegura ao agricultor/as uma produção de alimento e criação de animal.  

De acordo com a educadora, Kelle Souza, essa formação é importante porque eles/as colocam em prática o que aprenderam durante os outros módulos. “O projeto é muito salutar porque oferece uma educação contextualizada dividida em cinco módulos, três teóricos e dois práticos, totalizando 200 horas. Ao todo serão contemplados 360 jovens. Ou seja, são 360 jovens que acreditam na possibilidade de viver dignamente no semiárido sem que tenham que contribuir com o êxodo rural. Além de perceber nitidamente a luta das mulheres pelo empoderamento educacional”, afirmou Kelle, responsável pelas turmas de Serra Talhada, Flores e Santa Cruz da baixa Verde. 

Ainda de acordo com Kelle, as turmas vão encerrar o 5º  módulo com  a marcação, escavação e construção de uma barragem subterrânea e um poço amazona.  O projeto Escola das Águas é desenvolvido pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga) e o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), e tem o patrocínio da Petrobras.

Em novembro, meninos e meninas, com idade entre 18 e 29 anos, dos municípios de Araripina, Exú, Flores, Granito, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena e Serra Talhada vão receber o diploma de conclusão de curso, no Campus do IF Sertão, em Ouricuri/PE. 

 


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais