Início /
Notícias

07/07/2015

07 de julho é o dia do mais famoso cangaceiro do Nordeste: Lampião






Virgulino Ferreira da Silva (1897-1938) nasceu na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, no dia 7 de julho de 1897. Era o terceiro filho de uma família de sete irmãos, sabia ler e escrever. Ajudava na pequena fazenda do pai cuidando dos animais.

 Em 1915, surgiu uma desavença entre os vizinhos Ferreira e Saturnino, que acusou os irmãos Ferreira de roubo de animais. Depois de certo tempo, Virgulino e dois irmãos mataram o gado do vizinho e terminam perseguidos pela polícia. Na fuga, sua mãe não resistiu e seu pai foi atingido por um tiro dos policiais.

Em 1920, para vingar a morte do pai, Lampião entrou para o Cangaço, formando um bando com dois irmãos, primos e amigos. O primeiro ataque foi em 1922, em Alagoas, na casa da baronesa da cidade de Água Branca, onde levou todo o dinheiro que encontrou.

O bando justiceiro invadia as fazendas, saqueava os comerciantes e distribuía com os mais pobres uma parte do que recolhia. Cinco estados faziam parte de suas andanças. Por onde passava , torturava e matava, deixa um rastro de destruição e crueldade.

Na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico, em Sergipe, Lampião e seu bando, foram surpreendidos com rajadas de metralhadoras. Minutos depois, morria Lampião, Maria Bonita e mais 11 cangaceiros no Nordeste. O ataque comandado pelo tenente João Bezerra conseguiu, o que a polícia do Nordeste perseguia havia muito tempo. Suas cabeças foram cortadas e expostas em Santana do Ipanema, em Alagoas.

Fonte: http://www.gazetadomell.com.br/


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais