Início /
Notícias

29/07/2019

1ª FEIRA AGROECOLÓGICA DE CUSTÓDIA-PE










“É um sonho realizado, Custódia necessitava de uma ação como essa” Ivonete – presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município.

A partir da implantação do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, executado pelo CECOR em 23 municípios do Estado de Pernambuco, várias famílias do município foram beneficiadas com tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva para uma produção sustentável, onde a finalidade dessas tecnologias é garantir a segurança alimentar e nutricional dessas famílias, contudo, algumas dessas famílias enxergaram uma ótima oportunidade de levar o excedente da produção de alimentos saudáveis a outras pessoas e ainda gerar renda, pensando nisso, surgiu-se a ideia de se implantar um espaço de comercialização de produtos agroecológicos, baseado em um intercâmbio que faz parte de um dos componentes do programa, feito por esses agricultores/as à Feira Agroecológica de Serra Talhada.

 A Feira Agroecológica de Custódia já era uma demanda antiga, sempre cobrada pelos agricultores/as, e que nesse sábado, 27 de julho de 2019, finalmente saiu do papel e passou a ser realidade, essa data agora é um marco para história tanto dos agricultores/as como do munícipio, a população da cidade de Custódia agora tem o direito de escolher, comer com ou sem veneno, antes as pessoas não tinha outra opção a não ser comprar produtos vindos de fora, sem procedência, produzido por empresas do setor, com a utilização de agrotóxicos, agredindo e causando impactos irreversíveis ao meio ambiente. A lógica da Feira Agroecológica é totalmente ao contrário, os alimentos são produzidos pelos agricultores/as do município sem o uso de agroquímicos, utilizando práticas que respeitam e preservam o meio ambiente, numa lógica da agroecologia que visa preservação do planeta, justiça social e melhor qualidade de vida para todos.

 Agora todos os sábados, na Praça Padre Leão em frente à Igreja matriz no centro da cidade, a população de Custódia pode encontrar na Feira Agroecológica da cidade, uma variedade de produtos orgânicos, alimentos livres de veneno, produzidos e comercializados pelos próprios agricultores/as, levando mais saúde para suas famílias. A Feira é uma realização dos agricultores e agricultoras do município com o apoio do CECOR, STR de Custódia e da Prefeitura municipal.


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais