Início /
Notícias

17/05/2019

FAMÍLIAS RECEBEM INFRAESTRUTURA PARA FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO














Nesta sexta-feira, 17 de maio, foram entregues às famílias agricultoras de Manari em Pernambuco 125 kits de Caráter Produtivo, trata-se de equipamentos e ferramentas essenciais para o fortalecimento da produção agropecuária na região, essa é mais uma ação do programa PERNAMBUCO MAIS PRODUTIVO do governo do Estado em parceria com o CECOR – Centro de Educação Comunitária Rural que é a responsável pela execução do programa em 23 municípios de Pernambuco.

Na ocasião da entrega estiveram presentes o secretário de desenvolvimento agrário, Dilson Peixoto, o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Neves; a coordenadora do programa Pernambuco Mais Produtivo, Cris Juliana; o coordenador do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jailson Araújo, dentre outras autoridades municipais e do Estado.

O programa PERNAMBUCO MAIS PRODUTIVO visa a implementação de tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva para produção sustentável de alimentos, além de fornecer conhecimento através dos vários momentos de formação dos agricultores, capacitando-os para uma melhor convivência com o semiárido.

Ao todo no município de Manari foram beneficiadas 425 famílias através do programa, que passaram a contar com essas tecnologias, onde cada uma tem capacidade para captar e armazenar 52 mil litros de água, que pode ser utilizada para manter a produção de alimentos e de pequenos animais durante o período de escassez das chuvas.

O evento foi marcado pela participação popular reafirmando para a importância dessas ações de desenvolvimento rural sustentável através dessas políticas públicas voltadas para o povo do campo, como ressaltou o agricultor Marciano de Oliveira através dos versos de sua autoria:

"Peço licença a vocês,

Que hoje estão aqui,

Neste momento importante,

Pra o povo de Manari,

Que recebe do CECOR,

Condições pra produzir;

 

Eu queria dividir,

Com vocês meu sentimento,

A tamanha gratidão,

Que sinto neste momento,

E expressar pra vocês,

O meu agradecimento;

 

Não tenho muito talento,

E nem sei improvisar,

Mas sei que nossas cisternas,

Vieram pra ajudar,

Na luta do dia-a-dia.

Agora vai melhorar!

 

Podemos até sonhar,

Em produzir uns canteiros,

De hortaliças fresquinhas,

Lá no finzinho do terreiro,

Pois tem água até pros caprinos,

E pra manter o galinheiro;

 

E agora por "derradeiro",

"Pras coisas ficar mió",

Com o caráter produtivo,

Nóis "tamo chic, óia" só!

Por isso peço a vocês,

Um viva, para o CECOR.

 

E pra arrochar o nó,

Com competência e firmeza,

Conosco, Dilson Peixoto,

Que é humilde por natureza,

Trazendo pra o nosso encontro,

Mais importância e grandeza."

 


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais