Início /
Notícias

22/08/2014

Famílias agricultoras de Custódia trocam experiências no Assentamento Lajinha










Por Kátia Gonçalves

Dezenove famílias agricultoras do município de Custódia participaram de mais uma atividade do programa Uma Terra e Duas Águas(P1+2), financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Rural(MDS). Desta vez, a troca de experiência aconteceu no Assentamento Lajinha em Serra Talhada.

Na oportunidade os/as agricultores/as conheceram o fortalecimento das hortas orgânicas e palmares; o funcionamento e os benefícios do biodigestor, práticas conservacionistas do solo; o processo de forragicultura. Além disso, observaram como funciona a propagação da bananeira, a plantação de mudas Nim e o manejo de suínos.  

A técnica Tatiane Carvalho, responsável pelo intercâmbio, afirmou que o momento foi de aprendizado e satisfação mútua. “Foi impressionante como todos/as ficaram contentes com o que viram, aprenderam. Parece clichê, mas a gente escutou muito aquela frase de Antoine Lavoisier: ‘ Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’. Isso nos deixa empolgados para contribuir da melhor maneira com essa soma de aprendizado”, ressaltou Tatiana.

Para a agricultora Patriciana Alves de Queiros, por mais longe que o conhecimento esteja, a busca de informação é necessária. “Fico feliz em participar desse momento ímpar. São momentos como esses que a gente aprende. Trago minha filha porque quero que ela cresça já entendo a nossa realidade, esse processo de troca de sabedoria. Sou agricultora e ela também terá orgulho”, afirmou a agricultora da Fazenda Nova, Custódia.

O coordenador do projeto, Carlos André, aproveitou o ensejo e comunicou que nos próximos dias 28 e 29/08, a equipe do Cecor que executa o projeto, vai receber um técnico da AP1MC para a realização de mais uma visita técnica nos municípios de Carnaubeira, Parnamirim e Custódia.

 

Fonte: ASCOM CECOR com informações de Tatiane Carvalho


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais