Início /
Notícias

05/07/2014

A vida se renova com a volta das chuvas ao Sertão




No Sítio Cachoeira, zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, o casal de agricultores Ivanildo Barbosa da Silva (45) e Evaneide Melo da Silva (43), mostra que com respeito, a natureza é muito mais produtiva. Sem agrotóxicos, plantam hortaliças, frutas e legumes para o consumo da família e comercialização nas Feiras Agroecológicas de Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde.

Nos últimos anos, a produção foi prejudicada por causa da estiagem, mas as chuvas pintaram de verde a propriedade da família, que depende da água de um poço amazonas e da cisterna calçadão, construída pelo Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor),  para manter os canteiros de verduras e o pomar.

Seu Ivanildo conta que já precisou trabalhar em terra alheia e o contato diário com agrotóxicos quase o levou à morte. “Fiquei na UTI por causa do veneno que usava. Aprendi que a terra não precisa de veneno para dar frutos”, lembra o agricultor que ainda carrega as consequências do contato direto com os agrotóxicos. Confira as imagens:


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais