Início /
Notícias

21/05/2014

Feirantes se preparam para o 14º aniversário da FAST




A Feira Agroecologia de Serra Talhada (FAST) está com dias contados para somar mais um ano de resistência e sucesso. Na manhã de hoje (21), produtores(as) agroecológicos(as) se reuniram no auditório do  Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) para discutirem os preparativos do 14º aniversário da FAST que acontece dia 07 de junho, na Praça Sérgio Magalhães, Centro.

De acordo com a coordenadora da feira, Gildete Pereira, são vários motivos que irão contribuir para uma festa digna de aplausos, convidativa e acolhedora. “Temos inúmeros motivos para comemorar. Nos últimos anos enfrentamos uma seca castigável, consequentemente perdemos quase toda produção, o que afastou alguns produtores/as da feira. Foram muitos transtornos causados pela falta de chuva, mas agora a chuva caiu, a produção voltou com tudo e, claro, a alegria na face de cada um (a)”, falou Gildete.

Esse ano a programação vai começar cedo. Das 06h às 11h, os consumidores e convidados irão desfrutar de bons sabores expostos nas bancas enfeitadas com as cores verde e amarelo. Além disso, serão distribuídos bolos, sucos, chá, café, farofa de cuscuz e muita alegria para quem quiser participar.

Foi decido também, durante a reunião, a participação de alguns artistas locais. Dentre eles, a presença do famoso trio pé de serra de Batista para animar a moçada e a rapaziada, apresentações culturais como a dança do xaxado e do coco. No final todas e todos irão cantar parabéns e cortar o bolo.

Outra discussão importante foi a integridade da tabela de preços da feira. Para a agricultora e segunda secretária do Cecor, Maria Silvolúsia, a definição do valor dos produtos é necessária para todos/as, vendedores/as e consumidores/as. “O melhor mesmo é respeitar o que foi decidido em reunião para que não exista um produto sendo comercializado com valores diferentes. Tudo isso se chama organização que vem beneficiar o conjunto”, explicou.

Antes eram 18 famílias de comunidades rurais dos municípios de Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo que comercializavam no espaço todos os sábado, a partir das 06h. Hoje o número aumentou para 21, o que mostra que a agricultura familiar e a agroecologia vem ganhando espaços nos roçados e nas cozinhas urbanas.  

Núcleo de Comunicação do Cecor

Kátia Gonçalves (87) 9951 5362

Juliana Lima (87) 9962 1987


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais