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07/05/2014

Jovens do projeto Escola das Águas aprendem técnicas de convivência com o Semiárido








 Jovens dos municípios de Serra Talhada, Flores e Santa Cruz da Baixa Verde se reuniram na última quarta-feira (30), para aprender na prática, a técnica de multiplicação de palma Orelha de Elefante que serve como suporte forrageiro e a curva de nível para preparação de áreas de plantio. Além disso, os/as alunos/as conheceram uma área de produção diversificada de algodão agroecológico, multiplicação da rizoma da bananeira para produção de mudas e as tecnologias de convivência no Semiárido: Cisternas calçadão e enxurrada.

 As atividades realizadas na comunidade Carrapato/Santa Cruz da Baixa Verde fazem parte do projeto Escola das Águas e teve como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos com as famílias agricultoras da comunidade. De acordo com a educadora social, Kelle Souza, as técnicas vivenciadas durante a aula a céu aberto buscou envolver os educandos com a perspectiva de educar para que os mesmos possam aplicar tais conhecimentos juntos às famílias como forma de executar as teorias ministradas durante os módulos em sala de aula.

 Outra temática repassada pelo técnico em agropecuária, Deoclécio Bezerra, foi à construção de um pé de galinha, instrumento feito com madeira para marcar os nivelados básicos em nível no solo para que o plantio evite ou reduza a erosão, aproveitando melhor a água das chuvas e promover elevação da produtividade. Na sequência a caminhada foi à área de produção agroecológica diversificada, onde puderam conhecer as práticas de plantio, manejo e contenção da erosão.

 Quem aprovou a troca de experiência foi Dona Severina Perreira, de 61 anos. “O intercâmbio foi importante pela troca de mudas e sementes que aconteceu neste momento. Além de ter sido um prazer receber as pessoas para vê minha área”, agradeceu a agricultora, Severina.

 No fim todas/os aprenderam e saíram satisfeitos/as com o intercâmbio. Para o facilitador, Deoclécio Bezerra, atividades como esta, a partir de experiências vivenciadas por agricultores, é que faz com que a uma proposta como esta de projeto contribua para um aprendizado diferenciado, ‘aprendendo a fazer fazendo’.

 E O projeto Escola das Águas é desenvolvido pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatnga) e Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), e tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Fonte: ASCOM CECOR


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