Início /
Notícias

31/03/2014

Mudança do clima vai exacerbar fome no mundo






 Um tufão atinge as Filipinas e dizima seu setor de pesca. Secas no Brasil destroem a safra de café e fazem os preços de mercado dobrar. Alterações nos padrões de chuva causam a perda de 80% da colheita de milho na Guatemala.  A Califórnia, maior produtora de frutas e vegetais dos EUA, enfrenta sua pior seca em 100 anos, com a consequente diminuição da produtividade agrícola.

Não se trata de um cenário de filme de ficção científica. Está acontecendo agora. Um relatório da organização Oxfam, baseada em Oxford, na Inglaterra, e que acaba de ser publicado, “Quente e Faminto”,  prevê que a mudança do clima irá continuar a exacerbar a fome global.

Além dos padrões de tempo extremo, pequenas mudanças, como ligeiras alterações de temperatura e da quantidade de chuvas, já estão provocando um tremendo impacto no setor agrícola, afirma o trabalho. Ele pinta um quadro sombrio do futuro, caso o comportamento humano não seja transformado a partir de já – menores safras, preços de alimentos disparando, desemprego na agricultura, fome e seca.

O relatório examina dez “áreas de gap” que mensuram a capacidade ou incapacidade de um país se alimentar em um mundo mais quente. Elas incluem financiamento para adaptação, proteção social, ajuda em crises alimentares, irrigação e seguro das safras e monitoração do tempo. E não é de surpreender que os países mais pobres que já experimentam insegurança alimentar estarão menos preparados e mais suscetíveis a choques.

“A fome não é e nunca deve ser inevitável. No entanto, a mudança do clima ameaça atrasar a luta contra ela em décadas”,  afirma a Oxfam.

As estimativas são de que as colheitas irão decrescer 2% por década até o final do século, enquanto a demanda aumentará em 14% por década, de acordo com dados da segunda parte do quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental da Ciência do Clima da ONU, que será divulgado esta semana.

O trabalho do IPCC também deverá advertir sobre preços de alimentos mais altos e voláteis, diz a Oxfam, cuja avaliação é que os preços mundiais de cereais podem dobrar até 2030, com metade do efeito resultante da mudança do clima, relata a Fundação Thomson-Reuters.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/mudanca-do-clima-vai-exacerbar-fome-no-mundo/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_mediu


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais