Início /
Notícias

14/03/2014

Programa de TV ‘Pé Na Rua’ grava matéria sobre assentadas de Barra Nova














 Equipe do ‘Pé Na Rua’, programa de TV realizado por uma produtora independente Ateliê Produções, esteve ontem(13), no assentamento Barra Nova, localizado a 24km do município de Serra Talhada, para gravar com o grupo de mulheres trabalhadoras rurais do Assentamento Barra Nova. A pauta faz parte da série ‘Dá Certo’, que irá ao ar no mês de julho, nas Tvs Públicas ou, quem preferir, poderá assistir acessando o site: www.penarua.tv.br.

A história do grupo de mulheres foi sistematizada para o boletim Candeeiro no ano passado. O registro escrito da história ajudou a divulgar a caminhada deste grupo de mulheres, que vem ganhando destaque na região por produzirem agroecologicamente. Desde 2013, as famílias do assentamento são acompanhadas pelo Centro de Educação Comunitária Rural- Cecor.

Para a coordenadora pedagógica do Cecor, Kelle Souza, ver a história dessas famílias ganhando espaço na mídia, mostra que é possível produzir sem agrotóxicos no Semiárido. “Acompanhar a gravação do programa foi gratificante para nós porque estamos referenciando um bom exemplo de agricultura familiar que, com certeza, servirá como referência educativa para outras famílias. Isso só reforça a missão do Cecor em manter esse elo de troca de experiências entre técnicos e agricultoras/es”, afirmou.

A agricultora Maria Alexandrina da Silva (52) fez questão de reforçar a importância de trabalhar corretamente, sem colocar em risco a saúde da família e dos consumidores. “Quando fazemos o certo, somos reconhecidos por Deus e pelo homem. Estamos felizes em poder contar nossas lutas e conquistas para outros agricultores”, declarou.

Atualmente, elas comercializam mais de 25 espécies de plantas para consumo humano e de animais, dentre eles, coentro, cebolinha, melancia, milho, cenoura, quiabo, pimenta, alface, pepino, mamão, acerola, laranja, palma, sorgo e feijão, numa área de 0,5 hectar. Os produtos são comercializados na Feira Agroecológica de Serra Talhada.

“A gente percebe que nos canais televisivos a maior parte da programação é feita no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Além disso, algumas prioridades que ganham destaque não são as nossas. A Ideia do Pé Na Rua é poder nadar para todos os lados, conhecer e levar esse conhecimento para outras pessoas. O que encontramos no Assentamento Barra Nova é um exemplo de agricultura familiar que queremos disseminar”, Comentou o diretor e apresentador do Pé na Rua, Ivan Morais Filho.

No quadro ‘Dá Certo’, serão exibidas histórias de agricultores que moram nos municípios de Limoeiro, Surubim, Santa Maria da Boa Vista, Caruaru, Sumé, Monteiro, Ouro Velho, Serra Talhada, São José do Belmonte e Exú. 

 

ASSENTAMENTO BARRA NOVA

A constituição do assentamento foi através do Instituto de Terra e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), instituição que coordena o processo de aquisição de terras e implantação de novas unidades produtivas da agricultura familiar no estado. Foi a partir de 2007 que se efetivou a organização do assentamento e com ela o desejo de produzir e viver da terra.

A horta comunitária é administrada por Maria Alexandrina da Silva (52), Francisca Maria Gomes (50), Cícera Maria da Silva (40), Maria Aparecida dos Santos (32), Luesla Antônia da Silva Gomes (25) e Edilana Monteiro dos Santos (23). A história de vida dessas mulheres mostra que as trabalhadoras rurais do Semiárido estão no centro do protagonismo social, econômico e político do Brasil.

 

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais