Início /
Notícias

19/02/2014

Vender em Feiras agroecológicas ainda é um desafio






 

 

Na manhã desta quarta-feira(19), a comissão técnica do Centro de Educação Comunitária Rural(CECOR), se reuniu com feirantes que comercializam nas Feiras Agroecológicas de Serra Talhada(FAST) e Santa Cruz da Baixa Verde.

O objetivo foi discutir proposta de melhoria na estrutura física das Feiras, além de avaliar a venda dos produtos, tabela de preços, atuação da coordenação, fundo financeiro das Feiras, comunicação interna e propagação dos produtos nos meios de comunicação da região.

Durante debate em grupo, os feirantes apontaram várias dificuldades. Dentre elas, a falta de água para a produção, queda na colheita de frutas e hortaliças e presença de poucos consumidores. Além disso, o secretário da FAST, Cícero de Siqueira Silva, ressaltou a urgente necessidade do poder público de Serra Talhada, em construir uma passarela, na localidade Passagem Molhada, em Carnaúba do Ajudante.

“Lidar, sobreviver com a venda de produtos agroecológicos não é nada fácil, todos sabem! Agora, imaginem a situação dos feirantes que moram na Passagem Molhada. Quando chove, o riacho impede o deslocamento dessas pessoas, ou seja, os produtos que seriam comercializados na Feira vão se perder. Por isso, pedimos as autoridades competentes desse município que façam uma passarela. Isso é o mínimo que pedimos. Estão esperando que chova e os moradores fiquem presos. Temos que ser penalizados até com a chegada da chuva? ”, questionou Cícero.

Em meio a tempestades, surgiram pequenos pontos positivos. Para Maria Silvolúsia Mendes, agricultora e segunda secretária do Cecor, todos/as estão de parabéns em manter o compromisso e o respeito com os consumidores. “É fantástico perceber a resistência de alguns agricultoras/es, mesmo com pouca água. Estamos sobrevivendo com muita garra, força de vontade e graças a contribuição das entidades parceiras”, destacou Silvolúsia.

As próximas reuniões com os feirantes vão acontecer nos próximos dias 12 de março, em Santa Cruz da Baixa Verde e 18/03, no auditório do Cecor, em Serra Talhada.

Sobre as Feiras:

 

A FAST é a primeira do Sertão do Pajeú e Central no Semiárido Pernambucano. Fundada em 2000 pelo um grupo de agricultores e agricultoras familiares agroecológicos. Atualmente, são 18 famílias que comercializam na Praça Sérgio Magalhães, no Centro de Serra Talhada, todos os sábado a partir das 05h.   

 

 A Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde foi fundada, dia 11 de junho de 2006, a produção orgânica desenvolvida pelos membros da FASCBV é acompanhada por organizações de assessoria técnica, por meio de atividades de capacitação e monitoramento das unidades familiares nos processos de Produção, Beneficiamento e Comercialização Agroecológicos. A Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde acontece todas as segundas-feiras ao lado da Igreja Matriz das 07h às 11h da manhã.

 

 

 

 
 

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais