Início /
Notícias

11/02/2014

Curta o carnaval com moderação financeira






 O carnaval vem um pouco mais tarde esse ano, mas já está chegando. Nesta época, muitas pessoas festejam, desfilam ou seguem blocos de rua para curtir com os amigos e familiares, no entanto, algumas acabam se perdendo nas contas e gastando mais do que podem.

Em qualquer período do ano é preciso estar no controle total das finanças pessoais, mas principalmente em datas comemorativas, em que costumamos ser tomados pela emoção, deixando a razão de lado. A educação financeira, sem dúvida alguma, é a chave para essa questão, porém a minoria da população teve acesso a ela, realidade que, aos poucos, está mudando. Atualmente, centenas de escolas públicas e privadas de todo o país já inseriram a disciplina em sua grade curricular.

Para os adultos, há diversos livros, palestras e cursos – se procurar, é possível até encontrar alguns online e gratuitos – que auxiliam nesse processo de conscientização financeira, ensinando o jeito certo de lidar com o dinheiro que passa por nossas mãos ao longo da vida.

O primeiro passo é ter ciência da situação financeira, anotando todas as despesas no período de 30 dias. Dessa forma, terá, ao mesmo tempo, uma visão mais ampla e minuciosa de suas contas, sabendo se está endividado, equilibrado financeiramente ou se é um investidor. A partir daí, fica mais fácil se organizar, para não acabar tendo surpresas desagradáveis no final do mês.

Vai se fantasiar? Dá pra economizar, pegando emprestado de um amigo ou familiar ou ainda customizando e fazendo a sua própria, o que é ainda mais original e divertido. Além disso, procure não exagerar na bebida; não é saudável e ainda pode prejudicar seriamente outra saúde: a financeira. Após fazer o diagnóstico das suas finanças, estabeleça um valor para gastar no carnaval e tenha disciplina para cumprir.

Caso vá viajar,é importante que tenha se programado com certa antecedência, pois, assim, é possível pesquisar os melhores valores de pacotes e condições de pagamento. Se chegar à conclusão de que terá que se endividar para ir, planeje-se para o carnaval do próximo ano e, ao de agora, procure um programa mais barato, dentro da sua cidade mesmo, mas sem deixar de se divertir.

Sobre o uso do cartão de crédito, é errado pensar que ele é um vilão, que acaba com o orçamento financeiro. Muito pelo contrário, se bem usado, ele é uma ótima ferramenta de compra. Esteja no comando de suas finanças e respeite a sua condição financeira; esse é o segredo!

Fonte: Diário de Pernambuco


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais