Início /
Notícias

01/02/2016

Famílias agricultoras trocam experiências no Assentamento Poço do Serrote em Serra Talhada








Em 1953, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, lançou o Xote das Meninas, uma música que evidencia um dos fenômenos mais verdadeiros que ainda hoje acontece em nosso semiárido. Tem um trecho que diz o seguinte: ‘Mandacaru quando fulora na seca é um sinal que a chuva chega no Sertão’, e não é que os mandacarus  estão floridos, os riachos estão cheios e as famílias agricultoras mais felizes?

E foi nesse clima de mato verde, cisternas com água, canto dos pássaros e sorriso no rosto que os/as agricultores/as dos Assentamentos Barra do Exu, Poldrinho e das Fazendas Chocalho e Escadinhas se reuniram no Assentamento Poço do Serrote, município de Serra Talhada, para mais um momento de troca de experiências.

Satisfeita com o intercâmbio, a agricultora Beatriz Vieira de Souza voltou para casa com novas ideias. “Com essas chuvas a gente sente mais alegria no coração e ficamos mais esperançosos, por isso, retorno com novas mudas de plantas para plantar próximo à cisterna e, sem dúvida, vou construir um canteiro de hortaliças para mim”, assegurou Beatriz.

Para o técnico, Josévanio Sabino, não basta apenas entregar uma cisterna. Segundo ele, é preciso possibilitar que essas famílias contempladas com a tecnologia possam adquirir novos conhecimentos que contribuam com práticas agroecológicas. “Uma das propostas do Programa é oferecer momentos de aprendizagens entre as famílias para que essa troca de saberes beneficie não só um agricultor, mas toda comunidade”, ressalvou, Josévanio.

Como parte das atividades do programa Pernambuco Mais Produtivo, executado pelo Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), em 23 municípios, o intercâmbio reuniu cerca de 30 agricultores na última quinta-feira. No próximo dia 3, a mesma atividade vai acontecer no Sítio Campos, em Sertânia.  

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais