Início /
Notícias

08/09/2015

Assentados de Carnauba do Ajudante aprendem a preparar defensivos naturais








Aprender a preparar produtos de baixa toxicidade que substituem os agrotóxicos no controle de pragas e doenças das plantas levou os/as agricultores/as do Assentamento Carnauba do Ajudante a participarem do curso de capacitação “Defensivos Naturais”.  O curso, que consiste na orientação necessária para subsidiar a atividade no campo, faz parte da política de assistência técnica desenvolvida com os produtores locais.

Ministrado pelos técnicos do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Andréa Oliveira e Lucimário Almeida, por meio do projeto Chamado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o curso foi divido em aulas práticas e teóricas.  No próprio Assentamento, as famílias agricultoras tiveram oportunidade de discutir sobre as dificuldades encontradas na produção de alimentos agroecológicos.

Para a técnica Andréa Oliveira, o momento foi oportuno para fomentar a produção de compostos de maneira prática e de baixo custo, que diminuem a contaminação do produto e do consumidor. “O uso de defensivos naturais é uma exigência técnica pelo seu baixo impacto ambiental, além de possuir uma porcentagem inferior de toxicidade aos inimigos naturais e mínimo efeito sobre o ambiente e o homem”, explicou Andréa.

A parte prática focalizou o uso de produtos naturais, como pimenta do reino, alho, folhas de nim, salsa, álcool e água.  “Ficamos satisfeitos com as receitas ensinadas porque nos ajuda a produzir melhor e gastar menos. Quanto menos venenos utilizarmos nas plantas, mais alimentos saudáveis vamos consumir. Sem falar na qualidade de vida, através da prática agroecológica”, declarou Jossuê dos Santos Souza.

Agenda - Dando continuidade às atividades de campo que visam aumentar a produtividade, atrelada ao desenvolvimento e manutenção da geração de renda das áreas produtivas, na próxima quinta-feira (10), famílias agricultoras das comunidades Caldeirão dos Barros, Santa Clara, Olho D’Água e Cachoeira, do município de Santa Cruz da Baixa Verde, vão participar de um intercâmbio no Assentamento Lajinha, em Serra Talhada. Dia 15, será oferecido um curso de panificação na comunidade Barra do Exu, em Santa Cruz da Baixa Verde, e dia 17, a comunidade Barra Nova, em Serra Talhada, receberá o curso de biscoitos.

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais