Início /
Notícias

07/04/2015

O que é a permacultura?








Por : Alix Goirand -  francesa, especialista em permacultura, agricultura urbana e arquitetura de interior.
 Antes de tudo, a permacultura é uma filosofia, um modo de viver. David Holmgren, um dos iniciadores do movimento a define assim:

“A permacultura ou cultura permanente é um sistema fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, projetar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável”.

A permacultura é uma caixa de ferramentas para organizar um sistema de produção que procura ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Exige de nós a observação e a adaptação ao meio ambiente e aos demais seres do planeta. Também nos convida a cultivar dentro de nós um espaço interior para acolher um mundo natural que nunca deixa de evoluir.

Origem e evolução da permacultura

permacultura é um movimento que surgiu em reação às técnicas de cultivo agroindustrial que se impuseram nos campos depois da segunda guerra mundial. Osmétodos da permacultura usam técnicas tradicionais, mas integrando ferramentas novas e a sabedoria rural conquistada até hoje.

A palavra permacultura nasceu da contração das palavras “agricultura” e “permanente”. Seus iniciadores, Bill Molison e David Holmgren, pensavam assim elaborar novos espaços rurais sustentáveis e duradouros. Hoje a junção das duas palavras tem um sentido mais cultural, remetendo ao estabelecimento de uma cultura permanente fundada na harmonia do homem com o meio ambiente.

Princípios da permacultura

Rejeitando categoricamente o uso de pesticida ou fertilizante químico, os praticantes da permacultura estão preocupados com a regeneração e a conservação do solo.

A ética da permacultura nos convida a descobrir o quanto nossa vida está vinculada ao destino do planeta a fim de aprender a conviver em harmonia com a natureza. Isso nos ensina a:

  1. Cuidar da terra – a permacultura nos ajuda a tomar consciência de nós mesmos para
  2. Cuidar do ser humano – a permacultura nos convida a descobrir nossas capacidades de criatividade, eficiência e  humildade para saber
  3. Limitar o nosso consumo – a permacultura nos questiona sobre a maneira de conciliar os recursos disponíveis e as necessidades humanas para conseguir
  4. Controlar as nossas necessidades, sem precisar de guerra, fome ou miséria. A permacultura nos faz descobrir como funcionam os ciclos de redistribuição da natureza que sabe criar a abundância das formas de vida. Agora cabe a nós
  5. Redistribuir o excesso para criar uma abundância saudável, que seja para a nossa alimentação, o nosso enriquecimento mútuo ou a nossa felicidade compartilhada.Quando aplicada à agricultura urbana, a permacultura permite trazer as boas éticas do campo para a cidade através da criação de hortas caseiras, individuais ou coletivas, do uso de adubos naturais e de outros princípios que promovem a nossa saúde e o nosso bem-estar!

Fonte: http://lar-natural.com.br/o-que-e-permacultura/


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais