Início /
Notícias

05/02/2015

Bananeira com cinco cachos causa curiosidade na comunidade Jatiúca










Por Kátia Gonçalves

Um fenômeno está chamando a atenção dos vizinhos do agricultor, Elias de Melo Lima,50 anos, morador da Rua Nova, número 92, comunidade Jatiúca, em Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão Pernambucano. Uma bananeira produziu cinco cachos de bananas ao mesmo tempo.

A maioria dos cultivares produz um único cacho por haste ou pé. Mais cinco causou espanto na comunidade. Motivo que está levando a imprensa, parentes, amigos e curiosos visitarem a bananeira. O senhor Cosme informou que o filho plantou o pé há dois anos, porém, a produção sempre foi “normal”.  “Nem eu acredito no que vejo todos os dias no quintal da minha casa. Nunca tinha visto isso antes, caso raro! Ninguém sabe o que fez essa bananeira ser tão diferente”, questionou Elias.

Em entrevista à TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo/Caruaru,  a técnica em agroecologia do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Kelle Souza, explica que as condições climáticas, a maior fertilidade do solo ou a rusticidade da planta podem favorecer a produção de mais de um cacho. No caso da bananeira do senhor Elias, por estar ao lado de poucas bananeiras, houve um acúmulo de matéria orgânica e a fertilização por insetos de mais uma flor, o que deu origem aos cachos múltiplos.

A bananeira é de origem Asiática de clima tropical, desenvolve-se melhor em locais com temperaturas médias de 20 a 24º C. Como a região de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo tem esse clima mais ameno, em relação às demais cidades do Pajeú, talvez explique esse caso raro”, explicou Kelle.

Ainda de acordo com o agricultor, se as bananas terão um sabor gostoso, só daqui a um mês, tempo para o amadurecimento da fruta. Ele só sabe que os frutos poderão ser consumidos sem preocupação. “O gosto eu não sei, mas quando amadurecer todos podem comer porque são agroecológicos”, concluiu.

Núcleo de Comunicação do Cecor

Kátia Gonçalves – 9951 5362

Juliana Lima – 9962 1987 

Créditos das fotos: Nalvinha Siqueira 

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais