Início /
Notícias

03/02/2015

Apicultores e apicultoras do Sertão Central participam de Assembleia Geral






Cerca de 20 sócios da Associação de Apicultores e Apicultoras do Sertão Central (AASC), do estado de Pernambuco, se reuniram na manhã desta terça-feira (03), para discutirem estratégias de ações para 2015 e, em seguida, deram início à Assembleia Geral, que trouxe como pauta a revisão do quadro social, prestação de contas, anuidade e informes.  A reunião aconteceu no auditório do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), localizado no município de Serra Talhada.

Fundada em novembro de 2003, a Associação começou a produção com 100kg de mel. Nos últimos anos chegou a comercializar 4 mil toneladas, mas em 2014 houve uma queda considerável,  lembra Manoel Barbosa dos Anjos, um dos sócios da AASC.

“O Bom é que mesmo com todos os percalços provocados pela seca, ainda temos produção. A partir de agora, acredito que o desafio é o modelo da gestão da Associação, uma vez que os pilares que norteiam a mesma são facilitar o acesso a créditos; investir na comercialização; buscar assistência técnica; trabalhar no campo da agroecologia e, por último, unir apicultores/as dos seis municípios do Sertão: Serra Talhada, Flores, Triunfo, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Belmonte”, enfatizou Manoel.

Divididos em dois grupos, os apicultores/as apontaram algumas sugestões para o aprimoramento da estrutura física e técnica da AASC, e comercialização dos produtos no mercado. Eles querem voltar a vender o mel para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE).

Para o presidente da Associação, Josias Pereira, todas as discursões são importantes para o aprimoramento de novas ideias, novos rumos que possibilitem melhorias na produção, comercialização e união dos associados. “Precisamos nos reunir sempre que necessário for para ouvirmos os sócios, fortalecermos nossos laços e, consequentemente, a partir de daí, termos embasamento de como estamos e em que podemos melhorar”, explicou o presidente. Os sócios se reunirão no mês de junho para uma Assembleia Extraordinária. A data ainda será definida.

Núcleo de Comunicação do Cecor

Kátia Gonçalves – 9951 5362

Juliana Lima – 9962 1987  

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais