Início /
Notícias

07/01/2015

FAO diz que agricultura familiar continuará como prioridade em 2015






A Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirmou que o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 teve um profundo impacto na América Latina e no Caribe. Em comunicado, a agência da ONU informou que o setor vai continuar sendo prioridade da agenda regional neste ano.

"É fundamental que os governos da região aproveitem o avanço global na agricultura familiar para continuar reforçando o progresso dos milhões de homens e mulheres que trabalham no setor", diz o texto.

A agência declarou que a agricultura familiar é a chave para a erradicação da fome por toda a área graças à produção de alimentos, à geração de empregos e ao desenvolvimento rural sustentável.

A organização trabalha com os governos para promover o acesso a recursos naturais e de produção, assim como os serviços de assistência técnica e de novos mercados.

 
 
Fundamental
 
Segundo a FAO, "é fundamental que os governos da região aproveitem o avanço global na agricultura familiar para continuar reforçando o progresso dos milhões de homens e mulheres que trabalham no setor".
 
A agência declarou que a agricultura familiar é a chave para a erradicação da fome por toda a área graças à produção de alimentos, à geração de empregos e ao desenvolvimento rural sustentável.
 
A iniciativa da FAO está ajudando a impulsionar o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Isso é feito através do fortalecimento das capacidades institucionais e das associações de agricultores.
 
Sucesso
 
Além disso, a organização trabalha com os governos para promover o acesso a recursos naturais e de produção, assim como os serviços de assistência técnica e de novos mercados.
 
A agência da ONU cita alguns exemplos de sucesso na região. A Colômbia reformulou o Programa de Agricultura Familiar com um orçamento de quase US$ 300 milhões.
 
Já a Argentina criou a Secretaria de Estado para Agricultura Familiar e também um Conselho sobre o assunto. A FAO mencionou avanços ainda no Peru, na Bolívia, no Paraguai e no Uruguai.
 
Houve progresso também no México, na Nicarágua e em Honduras, onde o governo criou a Estratégia Nacional de Agricultura Familiar.


http://oglobo.globo.com/mundo/fao-diz-que-agricultura-familiar-continua-como-prioridade-em-2015-14953488


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais