Início /
Notícias

09/12/2014

Equipe do Cecor participa de sessão ordinária em homenagem ao militante Raimundo Luiz de Aquino










 Equipe do Cecor participa de sessão ordinária em homenagem ao militante Raimundo Luiz de Aquino

Kátia Gonçalves

A Câmara Municipal de Serra Talhada aprovou na sessão ordinária de ontem (08/12), a moção de pesar à família do militante e um dos fundadores do Centro de Educação Comunitária Rural(CECOR), Raimundo Luiz de Aquino, ocorrido no último sábado(06), no Hospital São Vicente, em Serra Talhada.

 

 Um dos fundadores do Partido os Trabalhadores (PT) em Serra Talhada, Raimundo Luiz de Aquino, deixou um legado de luta e resistência em favor dos direitos do homem e da mulher do campo. Há três meses o mesmo estava muito doente e faleceu vítima de insuficiência respiratória. O corpo foi sepultado dia 7, às 16h, no cemitério local.

 Sentido com a perda irreparável do companheiro de luta, a coordenação do Cecor lamenta profundamente o falecimento de Aquino. Ontem, alguns membros da equipe estiveram presentes na sessão, onde alguns vereadores prestaram suas homenagens, dentre eles, o vereador Sinézio Rodrigues(PT), responsável pela apresentação e pelo momento de condolências aos familiares.

 Veja na íntegra a apresentação:

 MOÇÃO DE PESAR Nº 046/2014

Apresento a mesa, depois de ouvido o plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja consignado na ata dos trabalhos de hoje uma Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Raimundo Luiz de Aquino, ocorrido no dia 06 de dezembro de 2014.

 Justificativa:

            Raimundo Luiz de Aquino, nasceu em 01 de fevereiro de 1940, no Saco da Roça, zona rural de Serra Talhada. Em 19 de fevereiro de 1966, casou-se com Alexandrina Paulina, ela natural do Distrito de Caiçarinha da Penha, nesta cidade, onde ambos fixaram residência. No ano de 1982,  mudou-se, com a família para a sede deste Município, sem, contudo, perder o vinculo com a zona rural.  Dessa união, nasceram quatro filhos ? Brasilina Alexandrina de Aquino, Paulina Alexandrina de Aquino, Luiz Raimundo de Aquino e Maria do Socorro Alexandrina de Aquino ? e quatro netos.

            Em 1978, ainda nos governos militares, inicia-se a participação ativa e constante de Raimundo Aquino, na organização popular, período que se acirravam as discussões nacionais sobre o movimento e a liberdade sindicais, no âmbito municipal, sobressaíram-se a luta do travessão, as discussões da Barragem do Jazigo, o crédito agrícola.

Em 1981 Raimundo Aquino, juntamente com Vanete Almeida, Manoel Santos, Luiz Aureliano, entre outros fundaram o PT de Serra Talhada, dirigindo o partido por varias vezes. Foi o primeiro candidato a Prefeito do PT em 1982, em 1992 candidato a vereador e em 2000 candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Dr. Nena Magalhães. 

Em 1981, Raimundo Aquino é eleito secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ? STR ?, período em que foi estabelecida a luta e enfrentados antigos e novos desafios, como travessão de Caiçarinha, a questão da Seca, do Crédito e do Pro-agro. Momento de mobilizações e organização:  construção da barragem do Jazigo, surgimento da luta pela organização das mulheres no Movimento Sindical.

Em 1987, Raimundo Aquino é eleito presidente do STR. Neste mesmo ano uma nova seca vem desolar a vida do homem e da mulher sertanejos, reavivando  as experiências das secas passadas. O sindicato de Serra Talhada, sob o comando de Raimundo Aquino, entra firme na luta e na defesa da categoria, não perdendo o foco das demais questões, como a grande mobilização da Barragem de Serrinha que, no mês de junho, paralisou a obra por 30 dias e, no ano seguinte, por mais 17 dias.

Raimundo Aquino sempre teve uma visão aberta para o mundo e para as mudanças ao seu redor, participou ativamente do CONCLAT ? Congresso Nacional da Classe Trabalhadora ?, participou, além da do PT, da Fundação da CUT e foi sócio fundador do CECOR ? Centro de Educação Comunitária Rural ? fazendo parte da primeira diretoria, em agosto de 1992, ficando na direção do CECOR até o ano de 1995.

 Na Linha de Frente do STR - Serra Talhada levou o mesmo a ser um dos primeiros sindicatos do Brasil a se filiar a uma Central Sindical.

Em 1990, Raimundo Aquino é reeleito presidente do Sindicato, e, neste período, além da seca e das questões da política  agrícola, discutia-se como o homem do campo voltar a ter acesso ao sistema financeiro.

Em 1991, o sindicato de Serra Talhada, apresentou uma proposta ? feita pelo grupo de trabalho que Raimundo Aquino fazia parte ? para ser levada para o Congresso da CONTAG, alterando a definição de pequeno produtor, a mesma foi aprovada nas teses do Estado e na Nacional, sendo ela a definição de agricultor familiar que está, hoje,  na Lei da agricultura familiar.

Com as secas de 1992 e 1993, por iniciativa das representantes dos STRs de Serra Talhada e outros da região ? com a participação de todas as organizações que trabalham no campo e do sempre atuante Raimundo Aquino ? aconteceram à paralisação da SUDENE, a negociação de políticas para o semiárido, a criação das frentes produtivas de trabalho e do plano de convivência com o Semiárido. Realiza-se, também, o Fórum Seca que originará a ASA ? Articulação do Semiárido ?  mudando o paradigma de combate à seca  para convivência com a seca.

Raimundo Aquino, juntamente com Nenzinha e Joaquim Nunes, brilhantemente encamparam também a inclusão dos jovens e idosos no movimento sindical, sobretudo, sua valorização e atendimento junto aos órgãos públicos e ao sistema financeiro.

Raimundo Aquino, homem semianalfabeto, mas de uma consciência política extraordinária, deixa um legado de coragem, integridade e luta pela  melhoria da vida dos menos favorecidos.

Estendemos aos familiares o nosso abraço fraterno e nossos votos de pesar, que Deus conforte toda a família neste momento de dor e angústia.

Serra Talhada, 08 de dezembro de 2014.

Plenário Manoel  Andrelino  Nogueira.

 

 

 

Sinézio Rodrigues Alves

Vereador

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais