Início /
Notícias

13/08/2014

Prêmio Margarida Alves recebe inscrições até 30 de agosto






Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para a 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – Mulheres e Agroecologia. O prêmio tem o objetivo de divulgar pesquisas e estudos sobre a igualdade entre mulheres e homens no meio rural.

O Prêmio tem âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos sobre o tema Mulheres e Agroecologia, em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de Experiências e Memórias.

Os trabalhos devem focar em tópicos como: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica; saberes tradicionais e sistematização de experiências; políticas públicas; organização social; articulação em redes; e convivência com os biomas.

Margarida Alves

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo e a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo assassinada.

A quarta edição do Prêmio foi lançada em 24 de março pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais.

 

>> Confira aqui edital completo e as fichas de inscrição.

 

Cronograma

·         Inscrições: até 30 de agosto de 2014

·         Análise dos artigos e textos: 15 de setembro a 17 de outubro de 2014

·         Divulgação dos resultados / Premiação: Dezembro de 2014

·         Publicação de coletânea: março de 2015

 

Para mais informações entre em contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]; ou pelos telefones: (61) 2020-0845 / 2020-0170.

 Fonte: MDA


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais