Início /
Notícias

13/08/2014

Crédito para agricultura familiar possibilita permanência de jovem no campo






Ter um pedaço de chão sem precisar deixar o lugar onde nasceu e cresceu. Com esse objetivo em mente, o jovem agricultor familiar de Santa Lúcia (PR), Odair Jacó Braun, financiou, em 2009, uma propriedade rural de 3.11 hectares pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Com apenas 18 anos, ele protagonizou uma história de sucesso, desenvolvimento e sucessão rural.

Com a experiência adquirida na lida na roça, que aprendeu com o pai, ele jugou estar preparado, mas acabou enfrentando muitos obstáculos. Mas, certo do que queria, o jovem foi buscar conhecimento no Colégio Agrícola de Francisco Beltrão (PR) e, graças à metodologia de alternância e ao aprendizado adquirido ao longo dos 18 meses de curso, ele pôs em prática um novo e bem sucedido projeto, o de fruticultura e horticultura.

Hoje, aos 23 anos, com frutas, hortaliças e legumes que comercializa em feiras e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Odair obtém renda mensal superior a cinco salários mínimos. Possui casa própria, carro, moto, uma caminhonete para entrega e aguarda a chegada de um trator, financiado pelo programa Mais Alimentos.

Em dia com os financiamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Odair se diz realizado. “Tenho tudo que um jovem precisa pra ser feliz no campo. Tenho a terra, o conhecimento técnico,  onde comercializar a produção e uma renda considerável. Tudo isso só foi possível  graças ao credito fundiário, que me permitiu  comprar terra  do lado da do meu pai e poder sempre contar com a minha família”, diz.  

O sucesso de Odair acabou contagiando seus irmãos Aldair, 21 anos, e Regiane, 29 anos, que também decidiram fazer um financiamento pela linha Nossa Primeira Terra do PNCF. “Nossos projetos já foram encaminhados, aprovados e estão em fase de finalização. A minha área e a do meu irmão fica um pouco mais longe, a uns 10 quilômetros da deles. Queremos criar gado lá”, conta Regiane.

PNCF e a juventude rural

Mais de 35 mil jovens já acessaram terra pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, cerca de 40% das 138 mil famílias beneficiadas pelo programa. Destes, 46% estão no Nordeste, 33% na região Sul e os 21% restantes nas demais nas demais regiões de atuação do programa.

Nossa Primeira Terra

Com juros de 2% ao ano e um prazo de até 35 anos para pagar a terra, a linha Nossa Primeira Terra (PNT) do PNCF é uma alternativa de acesso à terra para juventude rural. É destinada a jovens, com idade entre 18 e 29 anos, filhos de agricultores familiares e/ou provenientes de escolas agrotécnicas e centro familiares de formação por alternância, que queiram viabilizar o próprio projeto de vida no meio rural. 

Combate à Pobreza Rural

A linha Combate à Pobreza Rural (CPR) do PNCF prevê juros de 0,5% ao ano para jovens inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, e que vão acessar terra de maneira associativa. O recurso para investimento em infraestrutura não é reembolsável e ainda prevê um adicional de R$ 3 mil (não cumulativos) para implantação de projetos de interesse específicos de juventude, definidos por eles, a partir de suas necessidades.

Fonte: MDA


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais