Início /
Notícias

30/07/2014

Intercâmbio reúne famílias agricultoras do Sertão do Pajéu








Por Kátia Gonçalves – Núcleo de Comunicação do Cecor

O intuito é compartilhar práticas de convivência no Semiárido com os companheiros de luta que desafiam os limites provocados pela ausência de chuvas. Só precisou o galo cantar uma vez para os agricultores e agricultoras dos municípios de Custódia e Parnamirim saírem de casa com destino ao Assentamento Barra Nova, localizado a 28km de Serra Talhada/PE.

Uns com bonés, outros com sandálias de couro, homens e mulheres, idosos e jovens, uma mistura de idade que se iguala ao querer somar experiências. Desta vez, a troca de conhecimento aconteceu nos dias 24 e 25, com as seis famílias camponesas do Assentamento que plantam e colhem mais de vinte espécies de plantas alimentares e forrageiras, sem prejudicar o solo da caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.

Segundo César Henrique Freitas, um dos técnicos de campo que monitorou o intercâmbio intermunicipal, as visitam sempre trazem bons resultados para todos os envolvidos. “É perceptível à satisfação deles na avaliação final. Cada um/a relata o que mais gostou, o que chamou a atenção. A fala vem acompanhada de risos e sonhos. Eles entendem que a visita é como fosse uma semente que deve ser plantada e compartilhada com os outros”, relatou César.

Essa troca faz parte das atividades de campo do Programa Uma Terra e Duas Águas(P1+2), executado pelo Centro de Educação Comunitária Rural –Cecor, Organização vinculada a Articulação no Semiárido Pernambucano que este comemora 15 anos. O projeto segue até maio de 2015 e vai atuar em três municípios do Sertão do Pajeú, envolvendo 333 famílias.

 

Núcleo de Comunicação

Kátia Gonçalves (87) 9951 5362

Juliana Lima (87) 9961 1987

Fonte: ASCOM CECOR


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais