Início /
Notícias

22/07/2014

Comer carne duplica emissões de CO2. Cada europeu consome 76 kg por ano, mas está na hora de mudar a dieta, avisam os especialistas




 Os vegetarianos podem finalmente exibir provas científicas para defender o seu estilo de vida. Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, demonstra que banir a carne da nossa alimentação poderia reduzir para metade a emissão de gases com efeito de estufa.

A equipa de investigadores comparou a diferença nas emissões de CO2 de cerca de 55 mil consumidores. Na amostra estavam incluídos vegetarianos, vegans, os que comem só peixe e também aqueles que não fazem qualquer tipo de restrições na sua dieta - e, dentro desse patamar, foram comparadas as quantidades de carne ingeridas por cada um. As conclusões deste estudo mostram que os consumidores de carne produzem 7,3 quilos de CO2 por dia e quem se alimenta só de peixe gera cerca de 3,9 quilos de CO2.

A diferença é mais significativa quando comparada com quem cortou radicalmente a carne da alimentação: os vegetarianos produzem cerca de 3,8 quilos de CO2, e os vegans 2,9 quilos. Resta lembrar que, enquanto um vegetariano exclui todos os tipos de carne e derivados, os vegans não consomem nenhum produto de origem animal - lacticínios, ovos ou mel, por exemplo -, ou ainda produtos testados em animais, como alguns cosméticos e artigos de limpeza.

Para a investigação foram analisados os hábitos de consumidores entre os 20 e os 79 anos no Reino Unido, estimando as emissões de CO2 dos produtos consumidos, com base numa dieta de 2 mil calorias diárias. Peter Scarborough, coordenador da investigação, explicou ao i que, apesar de a amostra representar o Reino Unido, as conclusões seriam quase as mesmas em países com uma dieta semelhante, como é o caso da Europa do Norte, Estados Unidos e Austrália.

Segundo o investigador de Oxford, os valores podem variar consoante o tipo de carne mais consumido no país, isto porque o estudo diferencia as produções com mais poder de contaminação. Ou seja, a carne de bovino é a que gera mais emissões de carbono, com 68,8 kg de CO2, logo seguida da cabra e cordeiro que, por cada quilo de carne, produzem emissões de 64,2 kg de dióxido de carbono.

Fonte: http://www.ionline.pt


« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais