setembro 17, 2009
Agricultores e agricultoras de dez estados do País estarão reunidos nos próximos dias 21, 22 e 23, no Hotel Campestre, em Camaragibe, Pernambuco, no 1º Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, promovido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). O CECOR estará sendo representado por Sandro Rogério, gerente financeiro do P1MC e por José Edmilsom de Queiroz Junior, jovem agricultor da comunidade Saco dos Henriques no município de Flores.
O objetivo é discutir as políticas públicas de segurança alimentar e de convivência com o Semiárido, além de promover a troca de saberes e discutir as abordagens metodológicas sobre a construção coletiva do conhecimento agroecológico.
De acordo com o coordenador executivo da ASA, Luciano da Silveira, esse encontro busca revalorizar o papel histórico dessas famílias na construção do conhecimento para convivência com o Semiárido, à medida que elas utilizam os recursos locais disponíveis, se adequam às especificidades ecológicas, sociais e econômicas de cada região.
Na programação do evento estão previstos momentos de integração, plenárias, trabalhos em grupo e uma feira de saberes e sabores. A feira, que será realizada no Parque da Jaqueira, em Recife, será o grande momento de integração com a sociedade local. Ela acontecerá no dia 23, das 6h até as 10h30. As demais atividades do encontro iniciarão na manhã do dia 21 e encerram na tarde do dia 22.
O Encontro também se caracteriza como um momento preparatório ao VII Encontro Nacional da ASA (EnconASA), que será realizado em novembro, em Juazeiro, na Bahia, quando será celebrado os 10 anos da Articulação.
Além dos agricultores, técnicos e representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Petrobras, da Rede de Tecnologia Social (RTS) e da Fundação Banco do Brasil participarão do Encontro.
(Fonte : wwww.asabrasil.org.br)






